KDM Imóveis

DICAS

Venda: Documentos Exigidos do Imóvel

- Certidão atualizada, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, expedida nos últimos 30 dias. Pode ser considerado o documento mais importante, porque atesta a titularidade do imóvel e esclarece se o imóvel está gravado com algum ônus real (dívida). Esta certidão informa todo o histórico do imóvel, indicando alguma irregularidade ou mesmo se possui "habite-se". Possui valor em torno de R$ 30,00 e pode demorar alguns dias para ser expedida. Não deixe para última hora!

- Título de propriedade registrado no Cartório do Registro de Imóveis competente. Exemplo: Escritura.

- ITBI: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Custa 3% do valor do imóvel e pode ser pago no Cartório ou em alguns casos, na Prefeitura. Geralmente é o comprador que arca com o custo e é apresentado na hora de dar entrada na escritura do imóvel.

- Certidão de Situação Fiscal Imobiliária: Certidão que serve para levantar se o imóvel tem algum imposto pendente e que ainda não foi ajuizado. Juntamente com esta certidão devem ser apresentados os carnês originais de IPTU dos 02 (dois) últimos anos pagos, até a data da escritura;

- Certidão para conhecer se há enfiteuse, isto é, se o imóvel tem domínio útil de órgãos públicos ou privados, como a Marinha e a Igreja. Pode ser solicitada na prefeitura municipal;

- Planta baixa: Somente em casos de financiamento bancário ou utilização do FGTS;

- Declaração de quitação condominial: Declaração preferencialmente do Síndico, afirmando que o imóvel encontra-se em dia com o pagamento do condomínio. Deve vir acompanhada da Ata da Assembléia que o elegeu;


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